sexta-feira, 29 de maio de 2020

MEDITERRANEO AMAZONICO


Deviam, ao menos, ter a humildade de consultar os geógrafos (Ab’s Saber, Nilton Santos) para saber que é impossível – técnica e ambientalmente – domar os Rios Amazônicos. Mas, a prepotência é própria dos demagogos e ignorantes. “Volume de água não significa, necessariamente, grande quantidade de energia”. O quê a realidade do campo gravitacional permite comprovar é que a quantidade de energia que pode ser utilizada na Amazônia é muito menor do que “faz supor a vã filosofia” destes desses doidos sonhadores. Apenas uma quantidade limitada de energia pode ser aproveitada de forma sustentável em regime de sub-aproveitamento (low profile).

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Acusar empreiteiras e mineradoras é sempre mais fácil


A nós, que somos "de maior idade", cabe fazer as nossas escolhas. Acusar empreiteiras e mineradoras é sempre mais fácil do que pensar a solução engenhosa. Pensar dói. È muito fácil proibir a exportação de aluminio. Desde que seja tambem proibida a entrada de clulares chineses:

Nós responsáveis pela fumaça que sai das chaminés de nossas termoelétricas


São estes, que criam, por assim dizer demandas demandas de perfilados e eletricidade. As pessoas que consomem eletricidade são os responsáveis pela fumaça que sai das chaminés de nossas termoelétricas. Poderíamos simplesmentew deixar rolar as águas dos rios — como vêm fazendo ha milênios — e, com isso, deixar de exportar milhares de toneladas de alumínio. Neste caso exportaríamos milhões de toneladas de bauxita com os quais importartamos os 200 milhões de celulares e alguns milhares de computadores de que necessitamos.

BRASIL É UM PAÍS FECHADO


História em quadrinhos-Pequenas Estórias O isolamento dentro dos limites estreitos da auto-suficiência — nas atuais circunstâncias da globalização — constitui um grande retrocesso. Não precisa temer a cobiça de outros países porque já tirou proveito — nas décadas de 60/70 — dos benefícios da cooperação espontânea de empresas multinacionais automotivas e eletro-mecânica.