Minérios por computadores

Estocar tarugos de alumínio — produzido pela eletrólise da corrente elétrica — é a maneira disfarçada de armazenar energia do período chuvoso. Exportar produto acabado com energia incorporada é um bom negócio que outros países não tem condição de fazer.

A produção de energia e exploração de minérios não é uma finalidade por si só. Muitos países se desenvolveram sem ter as duas coisas.
Como sempre o demônio acusado de represar os rios são as grandes mineradoras e certamente têm sua parcela de culpa. Mas, os verdadeiros responsáveis são os consumidores, o grande negócio é apenas um intermediário de nossa demandas. São estes, que criam, por assim dizer demandas demandas de perfilados e eletricidade. As pessoas que consomem eletricidade são os responsáveis pela fumaça que sai das chaminés de nossas termoelétricas.
Poderíamos simplesmentew deixar rolar as águas dos rios — como vêm fazendo ha milênios — e, com isso, deixar de exportar milhares de toneladas de alumínio. Neste caso exportaríamos milhões de toneladas de bauxita com os quais importartamos os 200 milhões de celulares e alguns milhares de computadores de que necessitamos. A nós, que somos "de maior idade", cabe fazer as nossas escolhas. Acusar empreiteiras e mineradoras é sempre mais fácil do que pensar a solução engenhosa. Pensar dói.
È muito fácil proibir a exportação de aluminio. Desde que seja tambem proibida a entrada de clulares chineses:
— Uma carreta de soja por um computador moderno.
— Uma carreta de minério por uma dezena de celulares.