sexta-feira, 5 de maio de 2017

MEDITERRÂNEO AMAZÔNICO


Devem ter sido inspirados nos planos malucos de Hermann Khan do malfadado Instituto Hudson da década de 70, de tão triste memória. Se deixar por conta desta gente simplória acaba fechando o estreito de Óbidos e a boca do Tapajós em São Luiz e transformando a planície Amazônica em um grande mar mediterrâneo como pretendiam com o Rio Negro e o Orinoco. Que me desculpem as impropriedades pois estou fazendo estes comentários de “próprio punho”, no mais puro improviso: “nos dias de hoje ninguém pode mais se arvorar em condutor da humanidade tal o grau de incerteza imposto por este novo fenômeno da globalização que continua despercebido pela maioria dos nossos luminares”. Existem várias maneiras de “ver” as mesmas coisas e nenhuma tem o privilégio de dar a palavra final. “Os conceitos físicos são criações livres da mente humana, não sendo -- por mais que possa parecer -- singularmente determinados pelo mundo exterior” (Eisntein & Infild).

2 comentários:

  1. Muita gente importante andou quebrando a cara pelo descinhecimento da Amazaõnia, que não é pra princiíantes.Exemplo de iniciativas que deram em nada:
    Estrada de ferro Madeira mamore, Serra do Navio da INCOMI E A FÁBRICA DE CELULOSE AMBULANTE DO MILIONÁRIO AMERICANO XARÁ DO TRUMP.

    ResponderExcluir
  2. A usinas da Amazônia não prestam à produção de energia porque são caras e poluentes (grandes vazões , pequenos potenciais) à exceção de TUCURUI, NÃO TÊM RESERVATÓRIOS DE CABECEIRA COMO É O CASO DE BELO MONTE, JIRAU E SANTO ANTÔNIO. NÃO CONSTITUEM SISTEMAS. OS RIOS SÃO ISOLADOS, NÃO TEM SINERGIA ,
    COMO SE DIZ.
    O RESERVATÓRIO DE BELO MONTE É MENOR DO QU A ÁREA DO MUNICIPIO DE CABOVERDE 500 Km QUADRADOS.

    ResponderExcluir