sábado, 6 de dezembro de 2014
ALIBABA TOMA CONTA
COMO NA FÁBULA
Mal afastada a corja do DNIT, “governo dá início a plano para novo complexo elétrico“ (folha, 26 de julho de 2011).
--Será um novo plano ou uma edição requentada como nas novelas?
--Vale a pena ver de novo: “Éramos 18”?
Agora somos 40 do PR acrescidos de novos PC do B, mas a cena é a mesma, ops..., as usinas, começando por São Luis.
Como espera o governo “criar uma cadeia firme...” com usinas de fio d’água de baixa altura de queda, sendo a maior delas, São Luís com 36 metros de queda que, entretanto, está situada na foz do rio, quase ao nível do mar na altitude de 150 metros?
‘Águas passadas não movem moinho’
“Como pode ser acompanhada de uma rede de transmissão...” em distâncias que superam 3 mil Km, para as quais sequer existem similares em todo o mundo? A maior está na China, com 2 mil Km em em corrente contínua a 800 kV. Só pode ser coisa de brincadeira, como na fábula do lobo e o cordeiro. O lobo é a nossa maior sumidade em matéria de energia: Lobão, o outro, é claro. O cordeiro somos nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A INGENUIDADE DO ESTÍMULO AO CONSUMO
ResponderExcluirO “Tsunami de dólares” – que tanto irritou a presidente – é o mesmo que chegou ao Brasil –através da China – com o boom das comodities. Ocorreu simultaneamente aos estímulos ao consumo no Brasil. Não constituiu surpresa alguma a valorização do Real frente ao Dólar que levou ao consumo de vasta gama de produtos importados. Apesar de esgotados, os estímulos persistem até hoje.